Tamanho da fonte:
DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIGITAL SANTA CRUZ STEEL – ATO TRÊS
Última alteração: 2021-09-27
Resumo
https://youtu.be/-BtqPQJDGIE
O desenvolvimento de jogos digitais é uma área que propicia o conhecimento interdisciplinar, relacionando arte, matemática, física, música e algoritmos. Sendo um entretenimento amplamente consumido, é de suma importância a criação de títulos inovadores e autênticos. Assim, este trabalho apresenta a implementação do jogo digital inédito Santa Cruz Steel para a comunidade. O título retrata três cidades mineiras em um cenário fictício e futurístico, e narra a saga da pedagoga e policial Solange, que deve resgatar o filho sequestrado por malfeitores quando o poder do estado se encontra degradado. Além da imersividade, propõem-se críticas em relação ao descaso social por parte do estado e o empoderamento feminino. Neste projeto, pretendeu-se evoluir na construção dos elementos audiovisuais; expandir as interfaces; e avançar na criação do fluxo do jogo. No desenvolvimento deste trabalho aplicou-se a metodologia Scrum no planejamento, execução e avaliação do projeto; ministrou-se reuniões semanais para a discussão de ideias, atribuição e avaliação de atividades; implementou-se shaders através da ferramenta Shader Graph; utilizou-se uma técnica de inteligência artificial baseada em uma máquina de estados finitos na implementação de personagens; utilizou-se o conceito físico de lançamento de projétil; aplicou-se o conceito de parametrização de curvas; realizou-se confecção de protótipos para cada fase; e aplicou-se técnicas de animação em pixel art. Como resultados, finalizou-se a implementação das fases 1, 2 e 3 do jogo. A personagem principal Solange está completa, juntamente com outros vinte e cinco personagens inimigos, incluindo os comuns, subchefes e chefes de fase. Conclui-se que o jogo atendeu os requisitos de qualidade da área de entretenimento digital; possui uma mensagem social ao criticar a violência, o descaso social por parte do estado, e a importância do empoderamento feminino; e proporcionou um grande aprendizado.
O desenvolvimento de jogos digitais é uma área que propicia o conhecimento interdisciplinar, relacionando arte, matemática, física, música e algoritmos. Sendo um entretenimento amplamente consumido, é de suma importância a criação de títulos inovadores e autênticos. Assim, este trabalho apresenta a implementação do jogo digital inédito Santa Cruz Steel para a comunidade. O título retrata três cidades mineiras em um cenário fictício e futurístico, e narra a saga da pedagoga e policial Solange, que deve resgatar o filho sequestrado por malfeitores quando o poder do estado se encontra degradado. Além da imersividade, propõem-se críticas em relação ao descaso social por parte do estado e o empoderamento feminino. Neste projeto, pretendeu-se evoluir na construção dos elementos audiovisuais; expandir as interfaces; e avançar na criação do fluxo do jogo. No desenvolvimento deste trabalho aplicou-se a metodologia Scrum no planejamento, execução e avaliação do projeto; ministrou-se reuniões semanais para a discussão de ideias, atribuição e avaliação de atividades; implementou-se shaders através da ferramenta Shader Graph; utilizou-se uma técnica de inteligência artificial baseada em uma máquina de estados finitos na implementação de personagens; utilizou-se o conceito físico de lançamento de projétil; aplicou-se o conceito de parametrização de curvas; realizou-se confecção de protótipos para cada fase; e aplicou-se técnicas de animação em pixel art. Como resultados, finalizou-se a implementação das fases 1, 2 e 3 do jogo. A personagem principal Solange está completa, juntamente com outros vinte e cinco personagens inimigos, incluindo os comuns, subchefes e chefes de fase. Conclui-se que o jogo atendeu os requisitos de qualidade da área de entretenimento digital; possui uma mensagem social ao criticar a violência, o descaso social por parte do estado, e a importância do empoderamento feminino; e proporcionou um grande aprendizado.
Palavras-chave
Design de jogos. Programação de jogos. Arte digital.