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APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PIXEL ART PARA JOGOS 2D
Última alteração: 2021-09-28
Resumo
https://youtu.be/5Wj9np3frfw
O Pixel Art é uma técnica de arte digital vintage em que as imagens são elaboradas destacando os Pixels como elementos básicos. Aliada a técnicas de animação, tal expressão de arte é utilizada em larga escala em Jogos Digitais de duas dimensões para representar os Elementos Gráficos como personagens, itens e cenários. Neste trabalho, deu-se continuidade ao desenvolvimento de elementos gráficos bidimensionais para o jogo digital Santa Cruz Steel, iniciados no primeiro ato do projeto. Este título de entretenimento genuíno teve uma alta demanda de ilustrações e animações. O conjunto de técnicas a abordadas neste projeto incluíram criação de artes utilizando formas geométricas, linhas e curvas; suavização de formas através de antisserrilhamento; uso adequado de palheta de cores e texturas; otimização da qualidade visual dos elementos a serem criados através de iluminação e ajuste de dimensões; criação de gradientes para criação de fundos de cenas; construção de ambientes com personagens e cenários utilizando de técnicas de perspectiva; refinamento da qualidade visual dos elementos gráficos; e técnicas de animação para determinar efeito de movimentação. Como resultado se deu a finalização das artes a serem utilizados nas duas primeiras fases, ambientadas nas cidades mineiras de Timóteo e Ipatinga, além das artes que estão em finalização que irão compor a terceira e última fase, ambientada na cidade mineira de Coronel Fabriciano. Espera-se que, após sua conclusão, seja feita a divulgação do jogo finalizado em mídias especializadas e a publicação dos mesmo e de seu processo de desenvolvimento em eventos ou revistas.
O Pixel Art é uma técnica de arte digital vintage em que as imagens são elaboradas destacando os Pixels como elementos básicos. Aliada a técnicas de animação, tal expressão de arte é utilizada em larga escala em Jogos Digitais de duas dimensões para representar os Elementos Gráficos como personagens, itens e cenários. Neste trabalho, deu-se continuidade ao desenvolvimento de elementos gráficos bidimensionais para o jogo digital Santa Cruz Steel, iniciados no primeiro ato do projeto. Este título de entretenimento genuíno teve uma alta demanda de ilustrações e animações. O conjunto de técnicas a abordadas neste projeto incluíram criação de artes utilizando formas geométricas, linhas e curvas; suavização de formas através de antisserrilhamento; uso adequado de palheta de cores e texturas; otimização da qualidade visual dos elementos a serem criados através de iluminação e ajuste de dimensões; criação de gradientes para criação de fundos de cenas; construção de ambientes com personagens e cenários utilizando de técnicas de perspectiva; refinamento da qualidade visual dos elementos gráficos; e técnicas de animação para determinar efeito de movimentação. Como resultado se deu a finalização das artes a serem utilizados nas duas primeiras fases, ambientadas nas cidades mineiras de Timóteo e Ipatinga, além das artes que estão em finalização que irão compor a terceira e última fase, ambientada na cidade mineira de Coronel Fabriciano. Espera-se que, após sua conclusão, seja feita a divulgação do jogo finalizado em mídias especializadas e a publicação dos mesmo e de seu processo de desenvolvimento em eventos ou revistas.
Palavras-chave
Pixel art. Animação digital. Design de jogo.