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Badmintop: Aplicativo para auxilio no ensino do badminton
Última alteração: 2021-10-30
Resumo
https://youtu.be/lBCDnpx579w
O Badminton é um esporte de raquete que faz parte da família dos esportes de rede. O esporte é o segundo mais praticado no mundo, embora no Brasil não seja ainda tão difundido. Os benefícios da prática do Badminton são inúmeros e promovem o desenvolvimento cognitivo e social dos atletas. Contudo, como ainda é pouco praticado no Brasil, existem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem deste esporte. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um aplicativo que auxilie no ensino-aprendizagem do esporte badminton no nível escolar. De forma que o aplicativo poderá ser utilizado por alunos e professores. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem de programação Dart com a utilização do framework Flutter. O Flutter é um framework, desenvolvido pela Google em linguagem Dart, que permite o desenvolvimento multiplataforma, ou seja, o código-fonte pode ser utilizado para criar apps tanto para Android, quanto para IOS. O projeto utiliza banco de dados para armazenar as informações de cada usuário. Para fazer login e armazenar os dados dos usuários, foi utilizada a plataforma Firebase do Google. Como funcionalidades, o aplicativo terá dois atores, o Usuário e o Administrador. O Usuário desempenha a função principal do sistema, compondo a maioria dos acessos à plataforma, tais como login, cadastro e acesso a todo tipo de conteúdo (história, regras, equipamentos) , seja ele de Badminton, Parabadminton ou Airbadminton. A criação do Badmintop garantirá uma forma rápida e prática para inserir o esporte badminton para novos usuários e funciona como uma ótima ferramenta de consulta de regras e equipamentos para praticantes iniciantes e experientes. Além disso, incluiu conteúdo para as modalidades de parabadminton e airbadminton, ainda menos conhecidas. Dessa forma, o Badmintop funcionará como uma maneira eficiente de inserir e disseminar o esporte.
O Badminton é um esporte de raquete que faz parte da família dos esportes de rede. O esporte é o segundo mais praticado no mundo, embora no Brasil não seja ainda tão difundido. Os benefícios da prática do Badminton são inúmeros e promovem o desenvolvimento cognitivo e social dos atletas. Contudo, como ainda é pouco praticado no Brasil, existem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem deste esporte. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um aplicativo que auxilie no ensino-aprendizagem do esporte badminton no nível escolar. De forma que o aplicativo poderá ser utilizado por alunos e professores. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem de programação Dart com a utilização do framework Flutter. O Flutter é um framework, desenvolvido pela Google em linguagem Dart, que permite o desenvolvimento multiplataforma, ou seja, o código-fonte pode ser utilizado para criar apps tanto para Android, quanto para IOS. O projeto utiliza banco de dados para armazenar as informações de cada usuário. Para fazer login e armazenar os dados dos usuários, foi utilizada a plataforma Firebase do Google. Como funcionalidades, o aplicativo terá dois atores, o Usuário e o Administrador. O Usuário desempenha a função principal do sistema, compondo a maioria dos acessos à plataforma, tais como login, cadastro e acesso a todo tipo de conteúdo (história, regras, equipamentos) , seja ele de Badminton, Parabadminton ou Airbadminton. A criação do Badmintop garantirá uma forma rápida e prática para inserir o esporte badminton para novos usuários e funciona como uma ótima ferramenta de consulta de regras e equipamentos para praticantes iniciantes e experientes. Além disso, incluiu conteúdo para as modalidades de parabadminton e airbadminton, ainda menos conhecidas. Dessa forma, o Badmintop funcionará como uma maneira eficiente de inserir e disseminar o esporte.
Palavras-chave
Aplicativo, Esporte, Ensino, Badminton