Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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TECNOLOGIA PARA A LEITURA AUTOMATIZADA DE TEXTOS IMPRESSOS BASEADA EM OCR
Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, Frederico Duarte Fagundes, Innayáh Gabryella Barbosa Frazão Silva, Marcelo Vieira de Oliveira Costa Marques

Última alteração: 2021-10-08

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=IzfPk4wt-Hg
A dislexia afeta entre 3% e 17,5% da população mundial. Seu diagnóstico geralmente é realizado na infância, quando também são feitas intervenções pedagógicas para remediar as limitações que esse transtorno impõe. Em fase escolar mais avançada, apesar desses alunos não possuírem suas habilidades leitoras plenamente desenvolvidas, a intervenção escolar diminui. Ferramentas tecnológicas para a leitura podem colaborar com essas intervenções. No entanto, no contexto escolar, textos impressos são predominantes e falta no mercado uma ferramenta para a leitura automatizada deles. Assim, este trabalho visou investigar dispositivos baseados em tecnologia OCR (Optical Character Recognition) para a leitura de textos impressos, a fim de colaborar com o desempenho de adolescentes em suas atividades escolares. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de identificar dificuldades de leitura recorrentes em adolescentes disléxicos. Os resultados revelaram dificuldade durante a escrita de palavras, falta de memorização de padrões ortográficos, confusão entre consoantes surdas e sonoras e o comprometimento da compreensão textual. Em posse dessas informações, uma segunda pesquisa bibliográfica visou investigar tecnologias com potencial de serem usadas em uma ferramenta para a leitura automatizada de textos, a qual auxilie estudantes do Ensino Médio em suas dificuldades de aprendizagem em decorrência da dislexia. Foram identificadas Handsight, FingerReader e Access Lens. Esses resultados mostram a possibilidade de elaborar ferramentas tecnológicas em apoio às intervenções pedagógicas em ambiente escolar. Além disso, este trabalho revela a necessidade de pesquisas que desenvolvam essas ferramentas, prestando auxílio especialmente a disléxicos em idade avançada, sobre os quais a literatura brasileira na área é ainda incipiente.

Palavras-chave


Dislexia. OCR. Conversão de texto em fala.