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INLINE - ENTRE ERAS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E LITERATURA
Última alteração: 2021-10-08
Resumo
https://youtu.be/Dv_X1E0lugU
As práticas pedagógicas necessitam ser constantemente repensadas, já que os processos de ensino-aprendizagem não podem ser estanques, devendo acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade e afetam direta ou indiretamente a construção do conhecimento. Nesse sentido, este projeto propõe a criação de um jogo computacional abrangendo as áreas de história, filosofia e literatura. Em um contexto no qual o conhecimento dos estudantes são constantemente testados, nossa proposta é de um jogo que, além de descontraído, proporcione ensinamento, tornando-se um jeito simples de fixar o conhecimento. O enredo do jogo se dará entorno de uma história onde a personagem irá viajar através do tempo. O cenário da história será algo leve, visando uma melhor compreensão do que se passa na aventura proposta. De maneira a tornar tudo mais interativo e seguir o conceito de renovação de softwares, o jogo será desenvolvido para plataforma Web, utilizando a linguagem de programação javascript e a linguagem de marcação HTML, resultando em uma aplicação com alta usabilidade e projetada para atender às necessidades de seus usuários, que esperam por uma ferramenta rica em informações e de fácil acesso e uso. A aplicação desse jogo se dará em uma turma do ensino médio técnico do CEFET unidade Varginha, para verificação da viabilidade e funcionalidade desse tipo de instrumento para auxilio às atividades de aula.
As práticas pedagógicas necessitam ser constantemente repensadas, já que os processos de ensino-aprendizagem não podem ser estanques, devendo acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade e afetam direta ou indiretamente a construção do conhecimento. Nesse sentido, este projeto propõe a criação de um jogo computacional abrangendo as áreas de história, filosofia e literatura. Em um contexto no qual o conhecimento dos estudantes são constantemente testados, nossa proposta é de um jogo que, além de descontraído, proporcione ensinamento, tornando-se um jeito simples de fixar o conhecimento. O enredo do jogo se dará entorno de uma história onde a personagem irá viajar através do tempo. O cenário da história será algo leve, visando uma melhor compreensão do que se passa na aventura proposta. De maneira a tornar tudo mais interativo e seguir o conceito de renovação de softwares, o jogo será desenvolvido para plataforma Web, utilizando a linguagem de programação javascript e a linguagem de marcação HTML, resultando em uma aplicação com alta usabilidade e projetada para atender às necessidades de seus usuários, que esperam por uma ferramenta rica em informações e de fácil acesso e uso. A aplicação desse jogo se dará em uma turma do ensino médio técnico do CEFET unidade Varginha, para verificação da viabilidade e funcionalidade desse tipo de instrumento para auxilio às atividades de aula.
Palavras-chave
Gamificação. Desenvolvimento Web. Educação.