Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

Tamanho da fonte: 
CONTROLE ÓTIMO E APLICAÇÕES
Jônathas Douglas Santos de Oliveira, Túlio Brasil Martins de Souza

Última alteração: 2021-10-05

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=ZmUE411jUp0
A grande incidência de pragas gera preocupação aos agricultores e afeta o desenvolvimento das plantas e, se não controladas, podem trazer sérios prejuízos aos produtores rurais. Assim, algumas estratégias são utilizadas para controlá-las, dentre as quais podemos citar o controle químico (uso de agrotóxicos) ou o controle biológico, que consiste na inserção de inimigos naturais ao ambiente a fim de reduzir a população de pragas.
O objetivo desse trabalho é fazer o estudo do modelo presa-predador com competição interespecífica, inserindo uma variável de controle
biológico na forma de uma função constante na população de predadores. Foram analisadas as mudanças de comportamento desse sistema acarretadas pela inserção dessa variável, através do estudo dos três pontos de equilíbrio desse novo sistema. Por fim, concluímos que a inserção da variável de controle biológico acarreta uma mudança de estabilidade no ponto de equilíbrio P3, que é o ponto de coexistência das duas espécies (Presas e predadores).

Palavras-chave


Pragas. Controle. Estabilidade.