Tamanho da fonte:
MODELAGEM DO CAMPUS LEOPOLDINA PARA COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA INTERATIVO PARA ESCOLHA DE CURSOS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Última alteração: 2021-09-22
Resumo
https://www.youtube.com/watch?v=xce5wshwCnk
Muitos alunos que optam por cursar o ensino técnico e/ou superior apresentam dúvidas durante a escolha, seja por falta de conhecimento do curso, seja por falta de conhecimento da instituição. Este projeto, composto de duas etapas, busca auxiliar os estudantes no processo de escolha acadêmica, apresentando o conteúdo abordado nos cursos de forma lúdica, a fim de que os estudantes ingressantes tenham uma visão mais abrangente de cada curso e da instituição. Na primeira etapa, desenvolvida em 2020, um sistema Web apresentava um Quiz de forma que o candidato tivesse acesso à conteúdos gerais de cada área. Nesta segunda etapa, o foco está na modelagem do Campus Leopoldina a fim de criar recursos para uma visitação virtual de ambientes específicos, assim como a criação de um jogo que envolva atividades interativas que facilitem a escolha do curso. Como primeiro resultado, por meio da navegação no campus, já modelado, é possível que o candidato conheça as principais instalações do campus. A modelagem possibilita, inclusive, que um totem na entrada do campus seja disponibilizado para que o visitante conheça previamente o caminho até determinado setor, além de disponibilizar no site da instituição. Na etapa atual de desenvolvimento, um ambiente está sendo criado para representar, de forma gamificada, o Quiz anteriormente desenvolvido, possibilitando uma interação com o ambiente modelado de forma a estabelecer a relação de afinidade entre os interesses acadêmicos dos alunos e dos cursos. Dessa maneira, espera-se que os alunos que possuem o interesse em ingressar Campus Leopoldina, do CEFET-MG, possam obter uma ajuda direcionada ao processo de escolha do curso. O cronograma foi atualizado para que uma primeira versão desse ambiente gamificado já esteja disponível para a Semana C&T de 2021. Finalmente, espera-se testar a ferramenta efetivamente na mostra virtual de cursos do Campus Leopoldina.
Muitos alunos que optam por cursar o ensino técnico e/ou superior apresentam dúvidas durante a escolha, seja por falta de conhecimento do curso, seja por falta de conhecimento da instituição. Este projeto, composto de duas etapas, busca auxiliar os estudantes no processo de escolha acadêmica, apresentando o conteúdo abordado nos cursos de forma lúdica, a fim de que os estudantes ingressantes tenham uma visão mais abrangente de cada curso e da instituição. Na primeira etapa, desenvolvida em 2020, um sistema Web apresentava um Quiz de forma que o candidato tivesse acesso à conteúdos gerais de cada área. Nesta segunda etapa, o foco está na modelagem do Campus Leopoldina a fim de criar recursos para uma visitação virtual de ambientes específicos, assim como a criação de um jogo que envolva atividades interativas que facilitem a escolha do curso. Como primeiro resultado, por meio da navegação no campus, já modelado, é possível que o candidato conheça as principais instalações do campus. A modelagem possibilita, inclusive, que um totem na entrada do campus seja disponibilizado para que o visitante conheça previamente o caminho até determinado setor, além de disponibilizar no site da instituição. Na etapa atual de desenvolvimento, um ambiente está sendo criado para representar, de forma gamificada, o Quiz anteriormente desenvolvido, possibilitando uma interação com o ambiente modelado de forma a estabelecer a relação de afinidade entre os interesses acadêmicos dos alunos e dos cursos. Dessa maneira, espera-se que os alunos que possuem o interesse em ingressar Campus Leopoldina, do CEFET-MG, possam obter uma ajuda direcionada ao processo de escolha do curso. O cronograma foi atualizado para que uma primeira versão desse ambiente gamificado já esteja disponível para a Semana C&T de 2021. Finalmente, espera-se testar a ferramenta efetivamente na mostra virtual de cursos do Campus Leopoldina.
Palavras-chave
Gamificação. Evasão escolar. Escolha acadêmica.