Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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MODELAGEM DO CAMPUS LEOPOLDINA PARA COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA INTERATIVO PARA ESCOLHA DE CURSOS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO
José Geraldo Ribeiro Júnior, Luís Augusto Mattos Mendes, Rafael Rocha Ribeiro

Última alteração: 2021-09-22

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=xce5wshwCnk

Muitos alunos que optam por cursar o ensino técnico e/ou superior apresentam dúvidas durante a escolha, seja por falta de conhecimento do curso, seja por falta de conhecimento da instituição. Este projeto, composto de duas etapas, busca auxiliar os estudantes no processo de escolha acadêmica, apresentando o conteúdo abordado nos cursos de forma lúdica, a fim de que os estudantes ingressantes tenham uma visão mais abrangente de cada curso e da instituição. Na primeira etapa, desenvolvida em 2020, um sistema Web apresentava um Quiz de forma que o candidato tivesse acesso à conteúdos gerais de cada área. Nesta segunda etapa, o foco está na modelagem do Campus Leopoldina a fim de criar recursos para uma visitação virtual de ambientes específicos, assim como a criação de um jogo que envolva atividades interativas que facilitem a escolha do curso. Como primeiro resultado, por meio da navegação no campus, já modelado, é possível que o candidato conheça as principais instalações do campus. A modelagem possibilita, inclusive, que um totem na entrada do campus seja disponibilizado para que o visitante conheça previamente o caminho até determinado setor, além de disponibilizar no site da instituição. Na etapa atual de desenvolvimento, um ambiente está sendo criado para representar, de forma gamificada, o Quiz anteriormente desenvolvido, possibilitando uma interação com o ambiente modelado de forma a estabelecer a relação de afinidade entre os interesses acadêmicos dos alunos e dos cursos. Dessa maneira, espera-se que os alunos que possuem o interesse em ingressar Campus Leopoldina, do CEFET-MG, possam obter uma ajuda direcionada ao processo de escolha do curso. O cronograma foi atualizado para que uma primeira versão desse ambiente gamificado já esteja disponível para a Semana C&T de 2021. Finalmente, espera-se testar a ferramenta efetivamente na mostra virtual de cursos do Campus Leopoldina.

Palavras-chave


Gamificação. Evasão escolar. Escolha acadêmica.