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O PLANEJAMENTO URBANO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ
Última alteração: 2021-09-21
Resumo
https://www.youtube.com/watch?v=VwEodWCLPUI
Considerando que a maior parte dos alunos vive em cidades, o estudo do espaço urbano pode favorecer práticas pedagógicas contextualizadas que facilitem uma compreensão crítica sobre a importância da participação popular nos mecanismos que regem a cidade. O trabalho analisou como a temática relacionada ao planejamento urbano é vista pelos alunos dos cursos técnicos integrados do Cefet-MG e, também, como essa temática é abordada no livro didático de Geografia utilizado pelos alunos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da aplicação de um questionário aos alunos do Cefet-MG, dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira, obtivemos um diagnóstico de como o planejamento urbano é entendido pelos alunos do Ensino Médio. A análise mostrou que os alunos possuem conhecimento superficial dos instrumentos do planejamento urbano, sobretudo do Plano Diretor. Constatou-se que os estudantes desconhecem as ferramentas capazes de efetivar o planejamento urbano na cidade. Ainda que a maioria dos estudantes não conheça devidamente o Plano Diretor, eles têm noção do que é direito à cidade e de como o planejamento urbano é importante para as cidades. Os alunos estão cientes dos direitos que possuem como cidadãos e da importância da participação social na elaboração de normas que regem o espaço público. Por meio da análise dos livros didáticos de Geografia utilizados pelos alunos observou-se uma ampla discussão sobre a temática urbana. Entretanto, o planejamento urbano é apresentado de modo superficial, e especialmente sobre a importância dos planos diretores constata-se que a discussão poderia ter sido mais aprofundada, de modo a estimular o leitor a se envolver com o planejamento urbano de sua cidade. Com a análise da nova BNCC para o Ensino Médio pode-se observar que a subjetividade desse documento deixa margens para uma abordagem insatisfatória ou até mesmo inexistente da discussão de instrumentos como o Plano Diretor.
Considerando que a maior parte dos alunos vive em cidades, o estudo do espaço urbano pode favorecer práticas pedagógicas contextualizadas que facilitem uma compreensão crítica sobre a importância da participação popular nos mecanismos que regem a cidade. O trabalho analisou como a temática relacionada ao planejamento urbano é vista pelos alunos dos cursos técnicos integrados do Cefet-MG e, também, como essa temática é abordada no livro didático de Geografia utilizado pelos alunos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da aplicação de um questionário aos alunos do Cefet-MG, dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira, obtivemos um diagnóstico de como o planejamento urbano é entendido pelos alunos do Ensino Médio. A análise mostrou que os alunos possuem conhecimento superficial dos instrumentos do planejamento urbano, sobretudo do Plano Diretor. Constatou-se que os estudantes desconhecem as ferramentas capazes de efetivar o planejamento urbano na cidade. Ainda que a maioria dos estudantes não conheça devidamente o Plano Diretor, eles têm noção do que é direito à cidade e de como o planejamento urbano é importante para as cidades. Os alunos estão cientes dos direitos que possuem como cidadãos e da importância da participação social na elaboração de normas que regem o espaço público. Por meio da análise dos livros didáticos de Geografia utilizados pelos alunos observou-se uma ampla discussão sobre a temática urbana. Entretanto, o planejamento urbano é apresentado de modo superficial, e especialmente sobre a importância dos planos diretores constata-se que a discussão poderia ter sido mais aprofundada, de modo a estimular o leitor a se envolver com o planejamento urbano de sua cidade. Com a análise da nova BNCC para o Ensino Médio pode-se observar que a subjetividade desse documento deixa margens para uma abordagem insatisfatória ou até mesmo inexistente da discussão de instrumentos como o Plano Diretor.
Palavras-chave
Geografia Urbana. Plano Diretor. Ensino Médio.