Tamanho da fonte:
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: UMA ABORDAGEM COM FOCO NO ALUNO DO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2021-09-30
Resumo
https://www.youtube.com/watch?v=nfvifItHjzc
A primeira etapa no ensino de programação é o desenvolvimento da capacidade de estruturar sequências de comandos para realizar um processo, os algoritmos. O principal problema nessa fase, porém, é a dificuldade que os estudantes encontram na compreensão dos enunciados que muitas vezes utilizam cenários incoerentes com a sua realidade, já que são elaborados com foco nos cursos de graduação. Logo, as consequências são altos índices de reprovação e desistência.Dessa forma, o objetivo do projeto foi criar enunciados que abordam situações com o qual o aluno do ensino médio já teve contato, para que os esforços possam se concentrar na resolução do problema.Nessa etapa demos continuidade ao projeto do ano anterior, criando os exercícios de matrizes e vetores. Utilizando dos enunciados criados anteriormente como referência, extraímos como base três princípios: breve texto resumo no enunciado anterior a questão, divisão em etapas dos exercícios e uso de uma situação-problema factível. Obteve-se 31 exercícios, sendo 15 de vetores e 16 de matrizes, contando os subtópicos. Usando de situações da matemática, química, jogos e etc. Ocorreu um esforço para reunir os exercícios do ano anterior da pesquisa com os atuais. Com o material pronto, foi necessário pensar uma maneira de disponibilizar o material não só para os alunos mas também para a comunidade. A solução mais adequada foi a hospedagem de um site contendo o material e os meios de contato. Ao fim temos cerca 129 exercícios em cerca de 39 enunciados.A evolução obtida durante a execução do projeto foi satisfatória, porém os resultados concretos da pesquisa só serão evidenciados após a utilização dos enunciados com os alunos para fins de comparação de desempenho. Portanto, o próximo passo será a experimentação, revisão e ajuste do material produzido.
A primeira etapa no ensino de programação é o desenvolvimento da capacidade de estruturar sequências de comandos para realizar um processo, os algoritmos. O principal problema nessa fase, porém, é a dificuldade que os estudantes encontram na compreensão dos enunciados que muitas vezes utilizam cenários incoerentes com a sua realidade, já que são elaborados com foco nos cursos de graduação. Logo, as consequências são altos índices de reprovação e desistência.Dessa forma, o objetivo do projeto foi criar enunciados que abordam situações com o qual o aluno do ensino médio já teve contato, para que os esforços possam se concentrar na resolução do problema.Nessa etapa demos continuidade ao projeto do ano anterior, criando os exercícios de matrizes e vetores. Utilizando dos enunciados criados anteriormente como referência, extraímos como base três princípios: breve texto resumo no enunciado anterior a questão, divisão em etapas dos exercícios e uso de uma situação-problema factível. Obteve-se 31 exercícios, sendo 15 de vetores e 16 de matrizes, contando os subtópicos. Usando de situações da matemática, química, jogos e etc. Ocorreu um esforço para reunir os exercícios do ano anterior da pesquisa com os atuais. Com o material pronto, foi necessário pensar uma maneira de disponibilizar o material não só para os alunos mas também para a comunidade. A solução mais adequada foi a hospedagem de um site contendo o material e os meios de contato. Ao fim temos cerca 129 exercícios em cerca de 39 enunciados.A evolução obtida durante a execução do projeto foi satisfatória, porém os resultados concretos da pesquisa só serão evidenciados após a utilização dos enunciados com os alunos para fins de comparação de desempenho. Portanto, o próximo passo será a experimentação, revisão e ajuste do material produzido.
Palavras-chave
Introdução à programação. Raciocínio algorítmico. Portugol.