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O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2021-09-30
Resumo
https://youtu.be/eCKefLvxW-k
O principal desafio da educação é fazer com que a aprendizagem seja alcançada pelos educandos. Atualmente observam-se vários fatores que prejudicam este objetivo como por exemplo a falta de engajamento e a dificuldade de concentração por parte dos alunos. O uso da Realidade Aumentada (RA) em diversas disciplinas e em diferentes níveis de ensino tem trazido resultados positivos no engajamento, com uma melhor compreensão de assuntos mais abstratos, tornando assim a aprendizagem mais significativa e eficaz. O uso da RA em dispositivos móveis facilita o acesso ao aluno em qualquer momento e em qualquer lugar, potencializando sua eficácia como mecanismo educacional. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de vários artefatos de Realidade Aumentada para promover o enriquecimento do material didático impresso de Biologia usado pelos alunos do ensino médio no CEFET. Estes artefatos foram agregados em um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema Android. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas as ferramentas de desenvolvimento de jogos Unity e Vuforia. A partir de imagens do livro impresso (gatilhos) o aplicativo apresenta objetos de realidade aumentada que enriquecem o material com animações, vídeos ou textos complementares. Foram feitos testes do aplicativo com alguns alunos que avaliaram positivamente o aplicativo. Como material suplementar criou-se um vídeo tutorial que descreve o passo a passo do desenvolvimento com o objetivo de facilitar novas iniciativas similares para outras disciplinas ou de ampliar outros temas da Biologia. Verificou-se que o uso de um aplicativo de RA em um dispositivo móvel pode ser uma ferramenta poderosa de engajamento dos alunos e, portanto, um facilitador da aprendizagem.
O principal desafio da educação é fazer com que a aprendizagem seja alcançada pelos educandos. Atualmente observam-se vários fatores que prejudicam este objetivo como por exemplo a falta de engajamento e a dificuldade de concentração por parte dos alunos. O uso da Realidade Aumentada (RA) em diversas disciplinas e em diferentes níveis de ensino tem trazido resultados positivos no engajamento, com uma melhor compreensão de assuntos mais abstratos, tornando assim a aprendizagem mais significativa e eficaz. O uso da RA em dispositivos móveis facilita o acesso ao aluno em qualquer momento e em qualquer lugar, potencializando sua eficácia como mecanismo educacional. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de vários artefatos de Realidade Aumentada para promover o enriquecimento do material didático impresso de Biologia usado pelos alunos do ensino médio no CEFET. Estes artefatos foram agregados em um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema Android. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas as ferramentas de desenvolvimento de jogos Unity e Vuforia. A partir de imagens do livro impresso (gatilhos) o aplicativo apresenta objetos de realidade aumentada que enriquecem o material com animações, vídeos ou textos complementares. Foram feitos testes do aplicativo com alguns alunos que avaliaram positivamente o aplicativo. Como material suplementar criou-se um vídeo tutorial que descreve o passo a passo do desenvolvimento com o objetivo de facilitar novas iniciativas similares para outras disciplinas ou de ampliar outros temas da Biologia. Verificou-se que o uso de um aplicativo de RA em um dispositivo móvel pode ser uma ferramenta poderosa de engajamento dos alunos e, portanto, um facilitador da aprendizagem.
Palavras-chave
Realidade Aumentada. Unity. Aprendizagem Móvel.