Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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DESENVOLVIMENTO DE UM GAME SÉRIO PARA ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA
Marlon José do Carmo, Gabriela da Silva Badaró, Larissa Gottardo Fófano

Última alteração: 2021-09-30

Resumo


https://youtu.be/I5Zt0HbEZIA

O perfil do aluno, no tocante a métodos de aprendizagem muda atualmente no mundo. Esta mudança traz impactos sobre produtos e serviços, inclusive a educação. As ferramentas de ensino necessitam ser mais agradáveis ao aluno de forma a permitir uma aprendizagem mais efetiva. Atualmente, muitas pesquisas apontam que o jogo, e estratégias de ensino balizadas na gamificação, torna o processo de ensino aprendizagem mais factível e agradável. Contudo, as ferramentas de ensino ainda são tradicionais e verticalizadas e quando se faz uso de simuladores, estes possuem conceitos que permanecem convencionais, repetindo uma aula teórica, agora de forma simulada. Com isso não houve uma mudança de paradigma no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este trabalho desenvolveu um sistema de ensino para a disciplina de circuitos elétricos e eletrônica analógica dentro da metodologia de games sérios com implementação em App Inventor. O sistema de programação e monitoramento foi baseada em ferramenta para que permitiu programar para Android. Ademais, aplicativo foi modelado para ser dinâmico, flexível, adaptável e seguro para qualquer cenário de ensina análise de circuito elétricos e eletrônicos. Utilizando-se princípios da eletrotécnica, eletrônica e da gamificação, foi desenvolvido um aplicativo de computador para ser a interface humano máquina e circuito elétrico e eletrônico. Espera-se que esta plataforma gamificada atinja dois objetivos: melhora o processo de ensino e aprendizagem em circuitos elétricos e eletrônica analógica e servir de uma ferramenta de baixo custo no ensino em comparação com um kit físico.

Palavras-chave


Game. Eletrônica. Aprendizado. App.