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Desenvolvimento de um game sério para ensino de eletrônica digital, utilizando App inventor
Última alteração: 2021-10-08
Resumo
https://youtu.be/Lpv4ZUmIm0M
O perfil da população mundial está mudando, esta mudança traz impactos sobre produtos e serviços, inclusive a educação. As ferramentas de ensino estão cada vez mais agradáveis ao aluno de forma a permitir uma aprendizagem mais efetiva. Atualmente, muitas pesquisas apontam que o jogo, e estratégias de ensino balizadas na gamificação, torna o processo de ensino aprendizagem mais factível e agradável. Contudo, as ferramentas de ensino ainda são tradicionais e verticalizadas e quando se faz uso de simuladores, estes possuem conceitos que permanecem convencionais, repetindo uma aula teórica, agora de forma simulada. Com isso não houve uma mudança de paradigma. Neste sentido, foi desenvolvido um sistema de ensino para eletrônica digital dentro da metodologia de games sérios com implementação em App inventor. O sistema de programação e monitoramento é baseado em uma ferramenta livre de denominada de App Inventor, desenvolvida pelo Google, atualmente mantida pelo MIT. Além disso, o sistema foi modelado para ser dinâmico, flexível, adaptável e seguro para qualquer cenário de ensina das técnicas digitais. Utilizando-se princípios da eletrônica digital e da gamificação, foi desenvolvido um aplicativo de celular ou tablet para ser a interface humano máquina e circuito eletrônico digital. Basicamente este App divide-se em uma calculadora lógica e games envolvendo circuitos digitais. Espera-se que esta plataforma gamificada atinja dois objetivos: melhora o processo de ensino e aprendizagem em eletrônica digital e servir de uma ferramenta de baixo custo no ensino de lógica básica em comparação com um kit físico.
O perfil da população mundial está mudando, esta mudança traz impactos sobre produtos e serviços, inclusive a educação. As ferramentas de ensino estão cada vez mais agradáveis ao aluno de forma a permitir uma aprendizagem mais efetiva. Atualmente, muitas pesquisas apontam que o jogo, e estratégias de ensino balizadas na gamificação, torna o processo de ensino aprendizagem mais factível e agradável. Contudo, as ferramentas de ensino ainda são tradicionais e verticalizadas e quando se faz uso de simuladores, estes possuem conceitos que permanecem convencionais, repetindo uma aula teórica, agora de forma simulada. Com isso não houve uma mudança de paradigma. Neste sentido, foi desenvolvido um sistema de ensino para eletrônica digital dentro da metodologia de games sérios com implementação em App inventor. O sistema de programação e monitoramento é baseado em uma ferramenta livre de denominada de App Inventor, desenvolvida pelo Google, atualmente mantida pelo MIT. Além disso, o sistema foi modelado para ser dinâmico, flexível, adaptável e seguro para qualquer cenário de ensina das técnicas digitais. Utilizando-se princípios da eletrônica digital e da gamificação, foi desenvolvido um aplicativo de celular ou tablet para ser a interface humano máquina e circuito eletrônico digital. Basicamente este App divide-se em uma calculadora lógica e games envolvendo circuitos digitais. Espera-se que esta plataforma gamificada atinja dois objetivos: melhora o processo de ensino e aprendizagem em eletrônica digital e servir de uma ferramenta de baixo custo no ensino de lógica básica em comparação com um kit físico.
Palavras-chave
Gamificação. Eletrônica. App.