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ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA INTERNET NO SUL DE MINAS COM O BRASIL E O MUNDO
Última alteração: 2021-10-08
Resumo
https://youtu.be/ElTNtpXfVEM
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma análise da situação atual da Internet no sul de Minas Gerais e realizar um comparativo com Brasil e o Mundo. Para amostra, foram consideradas as cidades de Varginha, Elói Mendes e Carmo da Cachoeira. Entre os critérios avaliados, foram considerados a qualidade de serviço prestado pelos provedores; verificação da aparente aderência dos provedores ao princípio da neutralidade da rede; verificação do índice de satisfação dos usuários com os serviços providos; comparação do estado da Internet do Sul de Minas com o Brasil e o mundo, no que diz respeito às taxas de transmissão. A metodologia empregada consistiu de uma pesquisa aprofundada acerca dos tópicos emergentes relevantes no contexto do provimento de Internet; seguida da elaboração e aplicação de formulários em clientes dos provedores de Internet do sul de Minas Gerais; seguida pelo contato realizado com diversos provedores de Internet e entrevistas qualitativas; e por fim a análise dos dados coletados. Nos resultados acerca da Internet no Sul de Minas foram levantadas informações sobre treze provedores: constatou-se que a maior parte dos provedores há percepção que é fornecida a velocidade contratada às vezes ou sempre em Carmo da Cachoeira e Elói Mendes, mas não em Varginha; que nenhum deles emprega franquia de dados, mas há percepção de aparente utilização de Traffic Shapping em Carmo da Cachoeira; e que em todas as cidades avaliadas há instabilidade no fornecimento do serviço e que a velocidade da internet é considerada rápida ou razoável pelos usuários. Sobre o Brasil, constatou-se que as taxas médias de download e upload subiram de 48 Mbps para 78 Mbps, e de 26 para 44 Mbps, respectivamente, de 2019 para 2020, colocando-o na quinquagésima posição entre os países no mundo; enquanto a média global de velocidade de conexão de internet fixa ficou em 96 Mbps para download e 52 Mbps para upload.
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma análise da situação atual da Internet no sul de Minas Gerais e realizar um comparativo com Brasil e o Mundo. Para amostra, foram consideradas as cidades de Varginha, Elói Mendes e Carmo da Cachoeira. Entre os critérios avaliados, foram considerados a qualidade de serviço prestado pelos provedores; verificação da aparente aderência dos provedores ao princípio da neutralidade da rede; verificação do índice de satisfação dos usuários com os serviços providos; comparação do estado da Internet do Sul de Minas com o Brasil e o mundo, no que diz respeito às taxas de transmissão. A metodologia empregada consistiu de uma pesquisa aprofundada acerca dos tópicos emergentes relevantes no contexto do provimento de Internet; seguida da elaboração e aplicação de formulários em clientes dos provedores de Internet do sul de Minas Gerais; seguida pelo contato realizado com diversos provedores de Internet e entrevistas qualitativas; e por fim a análise dos dados coletados. Nos resultados acerca da Internet no Sul de Minas foram levantadas informações sobre treze provedores: constatou-se que a maior parte dos provedores há percepção que é fornecida a velocidade contratada às vezes ou sempre em Carmo da Cachoeira e Elói Mendes, mas não em Varginha; que nenhum deles emprega franquia de dados, mas há percepção de aparente utilização de Traffic Shapping em Carmo da Cachoeira; e que em todas as cidades avaliadas há instabilidade no fornecimento do serviço e que a velocidade da internet é considerada rápida ou razoável pelos usuários. Sobre o Brasil, constatou-se que as taxas médias de download e upload subiram de 48 Mbps para 78 Mbps, e de 26 para 44 Mbps, respectivamente, de 2019 para 2020, colocando-o na quinquagésima posição entre os países no mundo; enquanto a média global de velocidade de conexão de internet fixa ficou em 96 Mbps para download e 52 Mbps para upload.
Palavras-chave
Internet - Sul de Minas. Provedores. Qualidade de serviço. Satisfação do cliente.