Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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EFEITOS DO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CONVID-19 SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS COMPENTÊNCIAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Rodrigo Alves dos Santos, Gabriela Dutra Cordeiro

Última alteração: 2021-10-08

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=UYp8GcuYQMU

Abordou-se o contexto da pandemia de COVID-19, que impôs às instituições de educação básica do país a adoção de diferentes modelos de estudos remotos emergenciais, interessando-se em saber qual o impacto desse cenário no desenvolvimento das competências de leitura e de escrita de alunos concluintes da educação básica, tendo em vista a sua condição de candidato em potencial do ENEM. Como percurso metodológico, foi elaborado um questionário online que foi veiculado nos grupos de sala de alunos concluintes da educação básica e, após acesso aos retornos, os dados foram contabilizados em gráficos e tabelas. Nesta edição, o lócus de pesquisa foi restrito aos cursos técnicos integrados do CEFET-MG Divinópolis, dado o desencontro de calendário das escolas, em decorrência da pandemia. O questionário foi separado pelas seções Leitura e Escrita. Na primeira, a maioria dos alunos selecionou que tal hábito foi aumentado por ter mais tempo para ler, sendo que o suporte mais utilizado para leitura foi o digital, como aparelhos celulares, computadores móveis ou leitores digitais. Os alunos marcaram, ainda, que a Pandemia afetou negativamente a preparação deles como leitores para o ENEM, dada a ausência de um maior contato com as orientações diretas dos professores. Quanto à Escrita, a maioria assinalou que o hábito aumentou em decorrência dos estudos para o ENEM e, como na seção de Leitura, o suporte mais utilizado para isso foi o digital. Do mesmo modo que ocorreu com o hábito de leitura, os alunos consideraram que a pandemia os afetou negativamente a sua preparação da escrita para o ENEM pelos mesmos motivos já citados. Portanto, o que se percebeu com a pesquisa foi que os hábitos tanto de escrita quanto para a leitura aumentaram quando a existência de mais tempo disponível foi bem utilizada pelos próprios alunos. No entanto, o distanciamento físico entre professor e discente causou danos na aprendizagem e na preparação para o ENEM.

Palavras-chave


Ensino Médio. Letramentos - Juventudes. Pandemia.