Última alteração: 2013-10-22
Resumo
O deslocamento cada vez maior do lugar de realização das práticas sociais para o universo virtual, viabilizado pela apropriação das tecnologias digitais, delineia um novo perfil de estudantes que ingressam nos cursos técnicos do CEFET-MG (OLIVEIRA, 2012). Embora igualmente impactados pela imposição da tecnologia digital, os seus professores parecem lidar com os gêneros digitais de maneira diversa desses estudantes, o que influencia diretamente a aprendizagem. Acreditamos que os estudantes compartilham alguns gêneros peculiares à sua faixa etária e interesses e também que professores e estudantes, mesmo quando se utilizam dos mesmos gêneros, o fazem de maneiras marcadamente diferentes, evidenciando um desconhecimento por parte dos professores de como os estudantes se apropriam das tecnologias do computador e da internet na produção e na recepção da linguagem em seu dia a dia. Pretendemos então, com esta pesquisa, indicar quais são os gêneros digitais utilizados comumente pelos nossos alunos e evidenciar a forma como o fazem, ou seja, descrever as características desses gêneros. Esperamos poder oferecer subsídios aos professores de línguas estrangeiras da instituição, para que repensem sua prática pedagógica no sentido de viabilizarem aprendizagens mais autônomas (BAMBIRRA, 2009) e significativas.