Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Mapeamento e caracterização dos gêneros digitais factuais do computador e da internet utilizados pelos estudantes da rede pública federal de ensino em Minas Gerais
Maria Raquel Andrade Bambirra, Eliane Tavares Barreto Matias, Laura Carvalho Parreiras, Isabela Toledo Lima

Última alteração: 2013-10-22

Resumo


O deslocamento cada vez maior do lugar de realização das práticas sociais para o universo virtual, viabilizado pela apropriação das tecnologias digitais, delineia um novo perfil de estudantes que ingressam nos cursos técnicos do CEFET-MG (OLIVEIRA, 2012). Embora igualmente impactados pela imposição da tecnologia digital, os seus professores parecem lidar com os gêneros digitais de maneira diversa desses estudantes, o que influencia diretamente a aprendizagem. Acreditamos que os estudantes compartilham alguns gêneros peculiares à sua faixa etária e interesses e também que professores e estudantes, mesmo quando se utilizam dos mesmos gêneros, o fazem de maneiras marcadamente diferentes, evidenciando um desconhecimento por parte dos professores de como os estudantes se apropriam das tecnologias do computador e da internet na produção e na recepção da linguagem em seu dia a dia. Pretendemos então, com esta pesquisa, indicar quais são os gêneros digitais utilizados comumente pelos nossos alunos e evidenciar a forma como o fazem, ou seja, descrever as características desses gêneros. Esperamos poder oferecer subsídios aos professores de línguas estrangeiras da instituição, para que repensem sua prática pedagógica no sentido de viabilizarem aprendizagens mais autônomas (BAMBIRRA, 2009) e significativas.


Palavras-chave


Gêneros digitais. Ensino médio. CEFET-MG.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.