Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Fomentando multiletramentos em língua estrangeira – estudo sobre os gêneros textuais dos dispositivos móveis
Marcos Racilan, Eliane Marchetti Silva Azevedo, Maria Eduarda Santos Costa, Danielle Teixeira Oliveira, Lucas Lourenço Barros

Última alteração: 2013-10-22

Resumo


Dispositivos móveis, como o telefone celular e o tablet, estão cada vez mais presentes em nossas práticas sociais seja na vida pessoal ou profissional. Tal inserção tem gerado não apenas um grande interesse de pesquisa na comunidade científica, mas também interesse governamental de apropriação desses dispositivos no espaço escolar. Nesse contexto, torna-se essencial estudarmos tais equipamentos para que aquela apropriação ocorra de maneira a maximizar as oportunidades de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento dos dispositivos móveis e funções normalmente utilizados pelos estudantes, e promover um estudo detalhado dos gêneros textuais (torpedo, podcast, vídeo pessoal, meme, tweet, tutorial, etc.) que usam esses equipamentos como suporte. De posse desse levantamento, o projeto visa ainda analisar cada gênero com o intuito de descrever suas características formais, discursivas e linguísticas de tal forma a viabilizar a elaboração de checklistsque possam servir de objeto de aprendizagem para os estudantes e instrumento de avaliação processual pelo professor. Este projeto é parte integrante de um projeto maior que visa subsidiar uma nova forma de se trabalhar o inglês no CEFET-MG através de uma abordagem via gêneros textuais.

Palavras-chave


Gêneros Textuais. Dispositivos Móveis. Checklists.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.