Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento da habilidade de “pensar visualmente”: questões de letramento visual e infografia com alunos de ensino médio
Ana Elisa Ribeiro, Giulia Sampaio Piazzi

Última alteração: 2013-10-11

Resumo


Este trabalho apresenta questões e elementos do letramento - e do letramento visual - de alunos do Ensino Médio. Fundamentada em autores como Magda Soares, Gunther Kress e em vários pesquisadores da infografia, como Tattiana Teixeira (UFSC), esta investigação teve seus dados gerados por entrevistas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do CEFET-MG. Nessas ocasiões, foram propostas atividades de produção de textos potencialmente multimodais aos alunos, que comentaram o planejamento de seus textos, ajudando os pesquisadores a compreender questões de composição multimodal e de letramento aprendidas na escola e fora dela. Conforme mostram os dados, há considerável dificuldade na produção multimodal de textos. A despeito de vivermos em um mundo de circulação social de textos compostos por imagem e palavra, a produção escolar ainda se fixa na redação e na expressão verbal.

Palavras-chave


Multimodalidade. Letramento. Letramento visual.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.