Última alteração: 2013-10-11
Resumo
O objetivo desse projeto foi identificar um tema sociocientífico controverso (TSC), fundamentado em fontes diversificadas, que possam ser utilizadas em atividades de problematização, organização e desenvolvimento de uma sequência de ensino de Física, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Foram previstas as seguintes etapas de desenvolvimento do projeto: conceituação e seleção de um TSC; organização de um conjunto de fontes que possa ser utilizado no planejamento de desenvolvimento da sequência de ensino; produção de uma atividade de problematização com base no TSC selecionado. As duas primeiras etapas foram concluídas, resultando na conceituação de TSC e na escolha do tema ‘mobilidade urbana e motor de combustão’. A terceira etapa foi parcialmente concluída, com uma pesquisa sobre a história do motor de combustão e com uma primeira análise do blog ‘implicações sociais da tecnociência’. Nesse blog encontram-se reportagens, charges, entrevistas e vídeos sobre ‘mobilidade urbana e degradação da energia’. Os resultados da pesquisa sobre a história do motor e as informações diversas presentes no blog compõem o conjunto de fontes, inicialmente organizado, para o planejamento e desenvolvimento de uma sequencia de ensino que terá como problematização inicial a pergunta ‘por que é tão baixo o rendimento do motor de combustão?’