Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
TEXTOS NÃO VERBAIS, CHARGE, TIRINHA E CARTUM: ABORDAGENS COGNITIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS HABILIDADES LEITORAS DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO TECNOLÓGICO
Rodrigo Alves dos Santos, Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Ana Clara Lemes, Mariana Reis Pereira

Última alteração: 2013-10-11

Resumo


É comum ouvir que os alunos de ensino médio apresentam sérias dificuldades ligadas à questão da leitura, que muitas habilidades para ler e apreender um texto não foram trabalhadas devidamente em séries anteriores, e que este fato denota o baixo rendimento em leitura, dificuldades para compreender e interpretar, e alto desinteresse para ler qualquer tipo de texto.  É neste contexto que esse projeto propõe-se a realizar abordagens cognitivas de leitura,visando uma maior abrangência do trato com a habilidade e a competência leitora do aluno  de ensino médio, através dos textos não verbais, como charges, tirinhas e cartuns, que potencializam a mobilização das capacidades cognitivas de apreensão do conhecimento, por meio de sua peculiar composição de imagem e texto, além de apresentarem um humor refinado, com muitos implícitos geradores de graça em lê-los,e  que ainda  permeiam grandiosamente  o ambiente de aprendizagem desse aluno, como nos livros didáticos e outros meios de comunicação, como revistas, jornais e sites de relacionamento. Assim, mostrar que a leitura pode acontecer de forma  prazerosa e produtiva, revelando que a apreensão de sentido através  desses textos, constrói um leitor pleno e completo em suas  competências linguísticas e capacidade para abstrair e compreender qualquer realidade.

Palavras-chave


Leitura. Cognição. Habilidades.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.