Tamanho da fonte:
TEXTOS NÃO VERBAIS, CHARGE, TIRINHA E CARTUM: ABORDAGENS COGNITIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS HABILIDADES LEITORAS DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO TECNOLÓGICO
Última alteração: 2013-10-11
Resumo
É comum ouvir que os alunos de ensino médio apresentam sérias dificuldades ligadas à questão da leitura, que muitas habilidades para ler e apreender um texto não foram trabalhadas devidamente em séries anteriores, e que este fato denota o baixo rendimento em leitura, dificuldades para compreender e interpretar, e alto desinteresse para ler qualquer tipo de texto. É neste contexto que esse projeto propõe-se a realizar abordagens cognitivas de leitura,visando uma maior abrangência do trato com a habilidade e a competência leitora do aluno de ensino médio, através dos textos não verbais, como charges, tirinhas e cartuns, que potencializam a mobilização das capacidades cognitivas de apreensão do conhecimento, por meio de sua peculiar composição de imagem e texto, além de apresentarem um humor refinado, com muitos implícitos geradores de graça em lê-los,e que ainda permeiam grandiosamente o ambiente de aprendizagem desse aluno, como nos livros didáticos e outros meios de comunicação, como revistas, jornais e sites de relacionamento. Assim, mostrar que a leitura pode acontecer de forma prazerosa e produtiva, revelando que a apreensão de sentido através desses textos, constrói um leitor pleno e completo em suas competências linguísticas e capacidade para abstrair e compreender qualquer realidade.
Palavras-chave
Leitura. Cognição. Habilidades.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.