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HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO DE OFÍCIOS EM MINAS GERAIS : A COLONIA CORRECIONAL AGRÍCOLA DO BOM DESTINO E A REPRESSÃO À VADIAGEM (1895-1901)
Carla Simone Chamon, Sérgio Luiz Milagre Júnior

Última alteração: 2013-10-11

Resumo


O presente trabalho, fruto da pesquisa “História da Escolarização do Ensino de Ofícios em Minas Gerais 1850-1950”, financiado pelo CNPq, em andamento, tem por objetivo apresentar a Colônia Correcional Agrícola do Bom Destino e os métodos utilizados para a transformação de vadios em trabalhadores nacionais, em Sabará (1895-1901). Dentre os métodos, focar-se-á na utilização do trabalho como caráter pedagógico, capaz de civilizar/moralizar o vadio, assim como prepará-lo para a mão-de-obra na lavoura. As fontes utilizadas foram os Relatórios da Secretaria do Interior, Relatórios do Chefe de Polícia, Registros da Colônia Correcional Agrícola Bom Destino, Atas da Assembléia e Legislação Mineira. Como referencial teórico, foram usadas as obras de Geremek, para entender as representações da pobreza e vadiagem, e Foucault, que apresenta algumas formas de disciplinarização dos corpos, entre elas o trabalho.


Palavras-chave


Vadiagem. trabalho. Colônia Correcional.

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