Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ELABORAÇÀO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE PARTÍCULAS ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO
Sidney Maia Araújo, Bruna Oliveira Coelho

Última alteração: 2013-11-26

Resumo


O projeto consiste na elaboração de material didático para a introdução do conteúdo Física de Partículas Elementares no Ensino Médio. Nos últimos anos tem se observado diversas tentativas de inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, desde trabalhos acadêmicos no campo de Ensino de Física até a mais recente publicações de livros didáticos.  Entre os obstáculos da inserção da Física de partículas no Ensino Médio, destaca-se a falta de material didático acessível sobre esse tema. Esse projeto de pesquisa analisou as possibilidades do uso de modelos experimentais usando analogias e mapas conceituais como materiais didáticos. Para a elaboração desse material foi feita uma pesquisa sobre os conhecimentos prévios que os alunos do Ensino Médio têm sobre a estrutura da matéria e seus constituintes por meio de questionários. A partir dos dados dessa pesquisa foram desenvolvidos esses materiais e estamos avaliandos as estratégias da sua utuilização para inserir o conteúdo formal de Física de Partículas numa linguagem acessível ao Ensino Médio.


Palavras-chave


Física de partículas. Ensino de Física. Material Didático.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.