Última alteração: 2013-10-11
Resumo
Para que possamos compreender o desenvolvimento de uma sociedade, sua análise e sua cultura é necessário remetermo-nos às fontes históricas e compreender como cada sociedade se compreende em determinado tempo histórico. No caso especifico desse projeto o recorte cronológico é entre 1861-1967, pois durante esse 106 anos é que o arquivo do Centro de Memória Monsenhor Lefort, localizado na cidade de Campanha- MG tem uma vasta coleção de jornais e revistas que serão o esteio do processo de pesquisa.
March Bloch em seu livro “Apologia da História” dizia que No século XIX, a história era pensada, sobretudo, como narrativa. O que interessava eram os grandes fatos, os grandes heróis, a nação, uma história diplomática. Esta forma de fazer história estava ligada intimamente aos eventos políticos e às mudanças, que, segundo seus defensores (por exemplo, Langlois e Seignobos), trariam sempre algo de novo e melhor. Porém, outros aspectos ganham força e forma nas concepções da formação histórica e nos processo das culturas escolares.
Refletir sobre a maneira como cada sociedade percebe seu tempo é necessário observar como os jovens compreemdiam o mundo ao seu redor. Nas concepções do Prof. José D´ Assunção Barros em seu livro: “O projeto de Pesquisa em História”, a viabilidade de cada objeto vem de encontro com questionamentos intelectuais que aguçam a necessidade da pesquisa, reflexão e operacionalização das fontes e objetivos propostos. Assim seguindo a linha de Hobsbawm em a “Era dos Extremos” percebemos que o tempo histórico pode ser concebido de acordo com a proposição e reflexão do historiador.