Última alteração: 2013-10-14
Resumo
A ocorrência de contaminações devido ao vazamento de petróleo e de seus derivados em ambientes aquáticos e terrestres tem ocasionado inúmeros problemas ambientais, sendo considerada uma ameaça à qualidade das águas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a possibilidade de uso de bagaço de cana como material estruturante para favorecer a aeração no processo de biorremediação de óleo diesel no solo. Para desenvolvimento dos experimentos, foram utilizados respirômetros adaptados de Bartha que permitem quantificar a produção do CO2, indicativa da degradação microbiológica. Após a amostragem, o solo foi caracterizado, contaminado com óleo diesel e as amostras de solo foram incubadas no escuro a uma temperatura de 25 °C, sendo realizados experimentos com e sem adição de material estruturante para avaliar o seu efeito no processo de remoção do poluente do solo. Após o final do período experimental, foram realizadas análises para determinação do teor de óleo residual no solo e da porcentagem de degradação. Os resultados obtidos indicaram uma maior produção de CO2 e uma maior eficiência na remoção de óleo diesel do solo nos experimentos em que se adicionou bagaço de cana como material estruturante, indicando a possibilidade de uso desse resíduo na biorremediação de solos contaminados.