Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
O game “World of Warcraft” e a interação dos jogadores: o caso do “aportuguesamento”
Ana Elisa Ribeiro, Priscilha Sansão Alves de Oliveira

Última alteração: 2013-10-14

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa que teve o objetivo de observar fenômenos linguísticos em morfologia ligados a uma comunidade virtual jogadora do game World of Warcraft. O processo de "aportuguesamento" de palavras do inglês foi nosso foco de atenção. A investigação teve cunho etnográfico e as técnicas de investigação foram baseadas na netnografia, também chamada de etnografia virtual, já que uma das pesquisadoras é integrante da comunidade de jogadores. Por meio dos dados coletados em chats do jogo, é possível visualizar como os jogadores recriam palavras, trazendo para o sistema do português os termos em inglês. Isso também aponta para a produtiva e pertinente gramática interna dos falantes.


Palavras-chave


Morfologia. Aportuguesamento. World of Warcraft.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.