Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de matemática para ensino técnico de nível médio
Paulo César Mappa, André Rodrigues Monticeli, Júlia Marina Teixeira da Silva, Luiz Henrique de Oliveira

Última alteração: 2013-10-14

Resumo


As práticas de ensino adotadas nas escolas devem ser constantemente avaliadas e as diversas tecnologias atualmente disponíveis para acesso à informação, devem fazer parte dessa reflexão. Para tanto, construímos um ambiente virtual de aprendizagem baseado em uma tecnologia de fácil acesso, que são as ferramentas para edição de blogs disponíveis na internet. Usamos como princípio a construção autônoma do conhecimento e estruturamos um hipertexto de fácil compreensão, com linguagem simples, de maneira que o estudo possa iniciar-se de vários pontos do texto. O nosso público alvo são os alunos com deficiência de aprendizado nos fundamentos da matemática do ensino médio. Para testar a metodologia, formamos dois grupos, selecionados por fraco desempenho na avaliação diagnóstica de matemática aplicada nos primeiros anos dos cursos de ensino médio de nível técnico do CEFET/MG, unidade Varginha. Um grupo estudou utilizando a metodologia proposta, e o outro, utilizando a maneira tradicional. Após esse estudo, aplicamos um teste para averiguar o desempenho dos alunos, e o resultado daqueles que utilizaram a metodologia proposta foi mais produtiva que a dos que permaneceram na metodologia tradicional. Concluímos que essa metodologia com um ambiente virtual desperta maior atenção no aluno, levando-o a melhorar seu desempenho.

Palavras-chave


Metodologia de Ensino-aprendizagem. Espaços Virtuais. Ensino de Matemática.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.