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Relação entre o Programa de Química Analítica ensinado nos cursos técnicos e a demanda dos laboratórios industriais e comerciais
Terezinha Ribeiro Alvim, Clarissa Lopes Pinto Pignolati

Última alteração: 2013-10-14

Resumo


Essa pesquisa foi desenvolvida a partir do relato de formandos do curso técnico em Química do CEFET-MG sobre a predominância de utilização de métodos instrumentais de análise nos laboratórios industriais. Nosso objetivo foi contrapor técnicas e métodos ensinados na disciplina de Química Analítica do curso técnico em Química do CEFET-MG com as técnicas e métodos utilizados rotineiramente nas indústrias, avaliando também a necessidade de reformulação do currículo do curso. As informações sobre as disciplinas de Química Analítica foram retiradas do programa das mesmas, e aquelas relativas às indústrias foram obtidas em visitas técnicas e em relatórios finais de estágio elaborados por alunos do curso. A análise dos dados apontou que as indústrias utilizam números semelhantes de métodos clássicos e instrumentais, mas a quantidade de técnicas instrumentais sobrepuja as clássicas. No CEFET-MG, são ensinados mais métodos clássicos que instrumentais. Na comparação do CEFET-MG com as indústrias, verificou-se que somente um pequeno número das técnicas instrumentais utilizadas na indústria faz parte do currículo do curso técnico. Avalia-se necessária, portanto, a reformulação do currículo do curso para adequá-lo às necessidades das indústrias e preparar melhor o técnico para o mercado de trabalho, onde análises instrumentais são cada vez mais importantes.

Palavras-chave


Currículo. Quimica Analítica. Educação Técnica.

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