Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, IX Semana de Ciência & Tecnologia - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Evolução dos Modelos Atômicos
Marcelo Marques da Fonseca, Lucas Campos Barbosa e Silva

Última alteração: 2013-10-14

Resumo


Tradicionalmente, o ensino de ciência no ensino médio é coordenado pela formatação do livro didático, utilizado pelo professor como ferramenta principal na estruturação do processo de aprendizagem. Neste contexto, a ciência é apresentada como um conjunto de verdades imutáveis e estáticas.

Os temas sobre a evolução dos modelos atômicos são apresentados aos alunos e alunas nas séries iniciais do ensino médio como um construto mágico restrito a um cientista que tornou possível aquela concepção. Essa forma de abordagem tem sido alvo de críticas, pois no contexto em que foram propostas as ideias de determinados modelos atômicos havia vários trabalhos que estavam sendo realizados e que possibilitaram a estruturação da proposta final. Vale ressaltar que a elaboração de qualquer teoria Química só foi possível através da contribuição contínua de hipóteses que precedem a formulação de leis finais.

A proposta deste trabalho é apresentar a importância da evolução dos modelos atômicos na construção do conhecimento, de trabalhos que estavam sendo desenvolvidos nos períodos de concepção destes modelos e ressaltar a importância destes fatos para concepção de cada ideia.


Palavras-chave


Modelo Atômico. Química. História da Química.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.