Última alteração: 2013-10-14
Resumo
A química é uma ciência que tem objetos de investigação e que se desenvolve sob o aspecto fenomenológico, o teórico e o representacional. Inúmeros trabalhos de pesquisa em educação têm voltado o foco para o ensino de química com propostas e projetos estruturadores curriculares de modo a tornar o ensino desta ciência mais significativo e motivante. Essas propostas requerem que os trabalhos em sala sejam desenvolvidos numa perspectiva interdisciplinar e contextualizado.
Na primeira série do ensino médio, conteúdos de matemática são muito requeridos no ensino de grandezas químicas, cálculos estequiométricos e geometria molecular. Este último tem o complicador por exigir, dentro de uma ciência abstrata, a capacidade de compreender estruturas apresentadas numa perspectiva bidimensional e transpô-la para um sistema tridimensional. O desenvolvimento desta habilidade é importante não só no ensino de química como, também, no ensino de biologia, que requerem modelos concretos que possibilitem ao estudante perceber a estrutura de moléculas que são responsáveis por uma série de fenômenos, como por exemplo a proposta da “Chave-fechadura” no estudo de enzimas.
O objetivo deste trabalho é apresentar o tema geometria molecular numa perspectiva interdisciplinar com a biologia e matemática.