Última alteração: 2013-10-14
Resumo
A obtenção de imagens internas do corpo humano através de processos que envolvem irradiação é um processo rápido sem a necessidade de intervenções cirúrgicas para a observação interna, porém este processo pode ser prejudicial aos tecidos do corpo, o que motiva a criação de modelos computacionais que podem ajudar a entender a distribuição da energia depositada e assim escolher um processo mais seguro e eficaz.
Para se obter o modelo computacional da pelve feminina foi gerada uma sequência de imagens de cortes axiais em um aparelho de tomografia computadorizada, de um objeto simulador feminino que possui as mesmas características anatômicas de um ser humano. Cada imagem possui uma resolução de 512 por 512 pixels, correspondendo a uma área de 2500 cm² originada de uma fatia de 0,625 mm de espessura. Após a obtenção das imagens, estas foram retrabalhadas retirando artefatos indesejados, e os diferentes tipos de tecidos do corpo foram colorizadso, três softwares para tratamento de imagens.
A criação deste modelo tem como principal objetivo permitir simulações computacionais para a observação da distribuição de deposição de energia na pélvis feminina em processos que envolvam radiação ionizante, com a vantagem de ser fácil e confiável a variação dos parâmetros do processo.