Última alteração: 2013-10-14
Resumo
O projeto permitiu a investigação sobre reflexos da música popular brasileira na obra de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes. Trabalhou-se com a dinâmica estabelecida entre a literatura, a cultura popular e as tecnologias midiáticas. A partir de estudos de textos literários e de artigos dos autores, de audições musicais e de estudos teóricos sobre a linguagem poética, musical e midiática, o projeto analisou os modos de interferência, na produção artístico-intelectual dos poetas, de ideias e formas artísticas ligadas à composição de música popular no Brasil. Foram levadas em consideração, no trabalho, as tensões existentes entre o campo da linguagem literária, da cultura oral e dos aparatos tecnológicos relativos ao rádio, ao disco e à publicidade. Com a pesquisa, chegou-se à conclusão de que elementos da linguagem musical popular e das tecnologias midiáticas, tratados, de modo geral, por Mário, Bandeira e Vinicius em suas críticas e crônicas, refletem-se, de forma particular, em suas próprias criações, por exemplo, por meio de temas; de citações e de recriações de palavras, expressões, ritmos e melodias; pelo modo como modelam a textualidade artística e também pelas estratégias de comunicação com o público.