Última alteração: 2013-10-15
Resumo
A sustentabilidade tornou-se uma questão de responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade. No final da década de 1980 surge o conceito de desenvolvimento sustentável, aquele que atende às necessidades presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades (CMMAD, 1988). O tratamento da questão ambiental em meio urbano é hoje um desafio maior do desenvolvimento.
O projeto Sustentabilidade e a Questão Urbana Ambiental no Setor de Confecções na cidade de Divinópolis-MG parte da necessidade da identificação da atual preocupação ambiental do município, em relação à geração dos resíduos têxteis produzidos. Este polo têxtil possui grande relevância principalmente por ser responsável pela geração de 32% do PIB do município, além de ser o maior do interior do estado. Assim, uma melhor destinação dos seus resíduos sólidos faz-se imprescindível.
A pesquisa utilizou-se do método das entrevistas realizadas com pessoas envolvidas diretamente com a questão urbana-ambiental no município de Divinópolis, obtendo como resultado a caracterização atual dos níveis de conscientização ambiental no setor confeccionista da cidade, principalmente no que concerne à destinação adequada de seus resíduos têxteis.