Última alteração: 2013-10-15
Resumo
A necessidade do uso das TIC na construção da aprendizagem é um argumento que vem sendo veiculado pelo discurso educacional oficial acerca das políticas públicas de educação formal em todos os níveis de ensino. Considerando esse contexto, o presente trabalho vem apresentar resultados de uma investigação realizada no Centro Federal de Educação Tecológica de Minas Gerais, campus Divinópolis, com o objetivo de investigar se os alunos do curso superior em Engenharia Mecatrônica ali existente utilizavam as TIC como recurso para construção da própria aprendizagem como engenheiros. Realizou-se, assim, um estudo de caso de caráter descritivo, no qual foram aplicados, para a coleta de dados, questionários a todos os alunos do curso e, posteriormente, procedida a análise dos mesmos. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses iniciais da investigação que supunham serem os alunos usuários proficientes de uma diversidade de TIC para fins de lazer, de comunicação e, muito raramente, para a construção da aprendizagem de conteúdos formais da engenharia. O estudo desenvolvido apontou para a necessidade de uma integração das TIC nas rotinas dos alunos do curso de graduação e para o desenvolvimento de competências a elas associadas.