Última alteração: 2013-10-15
Resumo
Este trabalho é resultado do segundo ano de atividade de um projeto que tem como uma de suas finalidades contribuir para a promoção de condições dinâmicas e inovadoras de trabalho com o texto literário por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Inicialmente, foi selecionado o livro didático de Língua Portuguesa disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012-2015 – adotado pela escola para uma análise da abordagem dos conteúdos de literaturas de Língua Portuguesa e seleção de alguns conteúdos para serem explorados na construção de um jogo que contemplasse uma diversidade de autores e estilos literários e não apenas um único estilo, como na primeira etapa do projeto. Feito esse procedimento, passou-se à elaboração do ARCADA, um jogo de cartas e tabuleiro que tem como público-alvo equipes de pessoas que tenham certo conhecimento prévio dos saberes literários a serem cobrados. Os pré-testes realizados com o protótipo desenvolvido junto a grupos de alunos do PRIMEIRO ANO vêm apontando para a positividade do uso deste jogo como instrumento auxiliar para professores de escolas públicas do país que objetivem desenvolver aprendizagens significativas e coerentes com o dinamismo dos jovens, público potencial do ensino médio.