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VIDEOAULAS NO ENSINO DE FÍSICA
Eduardo Célio Boaventura, Sidney Maia Araújo, Lorena Ferreira Avelar costa

Última alteração: 2013-10-15

Resumo


Nos últimos anos, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de ciências, em especial no ensino de Física, tem se ampliado. Como exemplos de TICs que podem ser aproveitados como artefatos pedagógicos, no ensino de Física, temos as videoaulas. O uso de videoaulas para o ensino de Física tem seu inicio nas décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos da America, com a implantação do programa PSSC. Ao usar o recurso de vídeos em suas aulas o professor esta diversificando a apresentação do conteúdo, que é uma forma de ampliar as oportunidades de aprendizagem do aluno, que é uma das ações recomendada pelo PCN. Como há facilidade de compartilhamento de arquivos de diversos formatos na internet, observa-se uma grande quantidade de videoaulas para as mais diversas finalidades, que vão desde tutoriais para programas em computadores até aulas de conteúdos correntes das escolas e resoluções de exercícios. Porém não se pode garantir que esses vídeos, disponíveis na internet, não tenham distorções quanto ao conteúdo formal de Física, dessa forma o uso de vídeos para o ensino de ciências, requer do professor um tempo para buscar e selecionar vídeos com qualidade para seus trabalhos em sala. Feitas essas considerações acerca dos benefícios e dificuldade do uso de vídeoaulas para o ensino de Física, propomos esse projeto de pesquisa que tem como meta a elaboração de um material didático de apoio na forma de videoaulas teóricas, demonstrações experimentais, com recursos de animações e gráficos, voltados ao ensino de física. A articulação desse projeto com outros, propostos pela Coordenação de Ciências, objetiva a constituição de um grupo de pesquisa em recursos mediacionais, que fomente a produção de inovações no currículo de Física.


Palavras-chave


ensino de ciências. videoaula. material didático.

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