Última alteração: 2013-10-15
Resumo
A gastronomia mineira há muito é apreciada por sua simplicidade e por despertar sensações e sentimentos diversos naqueles que a experimentam.
Este trabalho teve como objetivo relatar e conhecer melhor a relação afetiva entre o mineiro e a gastronomia. O universo pretendido foi constituído pelos alunos dos cursos técnicos de Turismo e Hospedagem do CEFET-MG. Procurou-se identificar eventos do cotidiano familiar destes alunos relacionados a sua alimentação e à importância atribuída aos mesmos visando ampliar os conhecimentos sobre a relação do mineiro com sua gastronomia. Para tal, foi aplicado um questionário e os resultados foram avaliados. Pôde-se perceber que há, na maioria das famílias, algum prato tradicional ou dito especial, que quando servidos trazem para estas pessoas lembranças fortes e marcantes que são em sua maioria positivas e ligadas de alguma forma à infância. Não se pode deixar de notar, também, a importância da figura feminina nessas recordações visto que essas formaram na maioria dos casos o pilar central das recordações.
Observou-se ainda que nas famílias que se reúnem mais para comer há uma maior tendência para o desenvolvimento de relações afetivas ligadas à culinária.