Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
Uso de técnicas de programação genética para detecção de fraudes em transações eletrônicas
Adriano Pereira, Marconi Pereira, Eduardo Carrano, Carlos Alberto Assis

Última alteração: 2013-09-16

Resumo


Cada vez mais pessoas recorrem ao uso do dinheiro de plástico em busca de praticidade e conveniência, mas o risco de fraude nesta forma de pagamento tem deixado grandes dúvidas entre os consumidores e empresas, dessa forma o combate a evolução e a diversidade das estratégias utilizadas nos ataques é um dos principais desafios enfrentado pelas equipes de anti-fraude e segurança da informação.

Nesse sentido esse projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento de um framework baseado em técnicas de Programação Genética, onde esta técnica será avaliada e aplicada para identificação de fraudes em transações eletrônicas, em específico, em cartões de crédito.

A PG é um algoritmo heurístico, que pode ser aplicado na tarefa de classificação. O método de PG foi proposto em 1990, que demonstrou em uma de suas aplicações, a indução na formação de árvores de decisão em processos de classificação de dados. O estudo desenvolvido neste trabalho tem como proposta a investigação dos conceitos de PG e sua aplicação em fraudes, sobre uma base de dados de informações do UOL PagSeguro.

Neste sentido, pretende-se com a aplicação do método da PG a extração de regras de classificação que levem à descoberta de padrões para detecção de fraude.


Palavras-chave


Programação Genética. Transações Eletrônicas. Fraude.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.