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Educação física, moral e intelectual: o conceito de "educação popular" da tese médica de João da Matta Machado (1874)
Carla Simone Chamon, Cláudio Henrique Pessoa Brandão

Última alteração: 2013-09-16

Resumo


Em 1874, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com a presença do imperador Pedro II, João da Matta Machado apresentou para a cadeira de Hygiene a tese médica “Educação Física, Moral e Intelectual da mocidade do Rio de Janeiro, e da sua influencia sobre a Saúde”, defendendo a necessidade da educação popular como forma de instrução das massas, meio que as libertaria da opressão e iluminaria as suas consciências. Lançando críticas diretas a educação dos moldes imperiais, especialmente as instituições educativas católicas, o médico defendia a generalização da instrução como via básica para a modernização da sociedade, contra uma educação elitizada que privilegiava somente as classes mais abastadas.  O objetivo desta comunicação é apresentar a partir da tese de Dr. Machado as representações sobre a pobreza, a filantropia, a caridade e sobre o trabalho, ao mesmo tempo matizando o seu conceito de educação popular, no sentido de que ao sugerir um manual sobre como deveria proceder a educação da mocidade, dos níveis políticos, administrativos até os didáticos, no tratamento físico, moral e intelectual da infância, o médico nega os métodos tradicionalistas de tratamento para com a população em relação as questões educacionais. Dessa forma, o autor produz um plano de um novo sistema educacional a ser generalizado para todas as classes sociais brasileiras. Apresentar uma análise sobre as representações que fundamentam os modelos comportamentais que o médico queria ampliar para a sociedade é o objetivo desta comunicação.


Palavras-chave


Educação. Saúde. Medicina

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