Última alteração: 2013-09-16
Resumo
Este trabalho objetiva a investigação do nível de apropriação digital de ferramentas de busca na internet que possuem alunos da modalidade EJA, frente à relevância para o exercício da cidadania que uma inclusão digital significa nos nossos dias. Seja nas instituições bancárias, no trabalho ou, até mesmo nas relações sociais, o contato com computadores tem determinado o estar no mundo. Como afirmam as próprias Diretrizes nacionais para a educação de jovens e adultos, “pode-se dizer que o acesso a formas de expressão e de linguagem baseadas na microeletrônica são indispensáveis para uma cidadania contemporânea” (BRASIL,2000.p.3). Partindo deste princípio, os alunos responderão a questionários que apontem o uso que fazem do computador e, partindo dessas respostas, serão propostas atividades de busca de informações na Internet que os direcionem para uma funcionalidade de procedimentos de busca. Espera-se que a pesquisa possa lhes ampliar a autonomia dentro e fora da instituição escolar, uma vez que, “a EJA representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela”. (BRASIL, 2000. p.5) Os alunos, ao ter acesso a informações na internet, devem selecionar o que é relevante, de acordo com o que for instruído (operacionalidade, confiabilidade dos sites, disposição das informações, diversidade de fontes, etc). Posteriormente, de posse de princípios básicos de navegação na rede, devem se direcionar, diversificando seus procedimentos e interesses, conquistando um letramento cidadão.