Última alteração: 2014-10-06
Resumo
Os centros urbanos sofrem cada vez mais com o fluxo sobrecarregado de veículos em suas vias. Diante disso, como proposta inicial e uma primeira abordagem para o problema de trânsito intenso em hipercentros, este trabalho apresenta uma solução baseada em uma técnica de Inteligência Computacional, a Lógica Fuzzy, para otimizar o tempo de verde de uma interseção de quatro tempos com intensidade de tráfego elevada e seccionada e, assim, diminuir o trânsito local e melhorar o fluxo de carros. Definida a modelagem do problema, uma breve revisão sobre controladores semafóricos é apresentada, seguida da fundamentação teórica sobre lógica fuzzy. Em seguida, a base de conhecimento e o modelo de inferência indicados para processamento dos dados são apresentados e a máquina fuzzy criada utilizando o software Matlab é apresentada. Para executar as simulações propostas, foi utilizado o software SUMO, um pacote de simulação de tráfego rodoviário microscópico e contínuo altamente portável. Duas configurações são relatadas para execução dos experimentos e, por fim, a análise de diferença entre elas é discutida, a fim de avaliar a qualidade do modelo fuzzy em relação aos estados estáticos de tempo de verde nos semáforos definidos na simulação.