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O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E DE IDENTIDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS E TRABALHADORES CELETISTAS: estudo de caso na Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico e Associação de Servidores de uma IFES
Última alteração: 2013-10-16
Resumo
O presente artigo aborda os processos pelos quais os vínculos se estabelecem nas relações interpessoais e analisa as possíveis diferenças no processo de construção das identidades dos servidores públicos e dos trabalhadores celetistas de uma fundação e de uma associação pertencentes a uma IFES. A revisão da literatura abordou conceitos relativos a socialização, vínculos, identificação e identidade. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, e o método empregado foi estudo de caso. O principal instrumento de coletada de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada e a técnica de análise de dados adotada foi a análise de conteúdo. Os dados coletados evidenciaram duas realidades distintas. Para o servidor público, alguns fatores comprometem a vinculação e identificação com a organização, como problemas de infra-estrutura – obsolescência de equipamentos e espaços físicos inadequados -, nível funcional que limita e impede a progressão, as disputas internas levam a uma competição, criando conflitos pessoais e as disputas entre ‘situação’ e ‘oposição’. Os celetistas, apesar de apresentarem percepções semelhantes a dos servidores públicos, estão inseridos num contexto diferenciado, ficou subentendido o sentimento de categoria de apoio, uma vez que todos os cargos de direção e comando são exercidos pelos servidores públicos. Finalmente, observou-se o papel da instituição na construção da identidade dos indivíduos, uma vez que essa é vista como local propício para se estabelecer um sentimento de pertencimento.
Palavras-chave
Vínculo. Identificação. Identidade. Servidores públicos. Trabalhadores celetistas.
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