Última alteração: 2015-08-17
Resumo
Embora vivamos na era digital, o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas é muito pequeno se comparado ao tempo em que os alunos se dedicam a eles fora da escola. Segundo Prensky (2001), é necessário que professores incorporem a contextos pedagógicos práticas sociais tecnológicas com o intuito de motivar e atender às necessidades dos aprendizes do século XXI. Partindo disso, o objetivo desta pesquisa é inserir recursos tecnológicos já utilizados pelos alunos em atividades na sala de aula de língua inglesa. Para isso, foi feito um levantamento nas salas de 1º ano da instituição, por meio de questionários escritos, para traçar o perfil dos alunos e listar seus recursos tecnológicos preferidos, como sites, aplicativos de celular e séries de TV. Com isso, atividades didáticas com o uso de tais recursos têm sido desenvolvidas, mostrando que os alunos se sentem mais motivados a aprender inglês por meio de assuntos e tecnologias que fazem parte de sua vivência fora de espaços instrucionais. Por fim, pretende-se avaliar ao final da pesquisa as percepções dos alunos quanto à inserção das tecnologias em sala e a influência delas em sua aprendizagem.