Última alteração: 2015-08-17
Resumo
As empresas brasileiras detêm a participação majoritária no mercado mundial quanto à produção do principal produto advindo do processamento integrado à metalurgia, a liga de Fe-Nb (Ferro – Nióbio) e metais especiais.
Os efeitos da adição de Nióbio, a contribuição de cada microconstituinte e o comportamento mecânico nestes aços, necessita de muitas pesquisas. Por isso foi enfocada a contribuição de cada fase, bem como a influência no tratamento termomecânico, na intenção de otimizar suas propriedades sem comprometimento de sua conformabilidade.
Neste trabalho foi estudada a influência da adição do Nióbio nos aços com baixo teor de Carbono, utilizado em trilhos ferroviários, indústrias automobilísticas e petrolíferas. O objetivo proposto foi avaliar os efeitos da adição de Nióbio nesses aços, bem como investigar as fases presentes na microestrutura e relacioná-las com as propriedades mecânicas. Os resultados obtidos foram maiores valores de resistência mecânica, tenacidade, ductilidade através do ensaio de tração, bem como uma boa soldabilidade de acordo com a composição do material em conjunto com valores de dureza nos aços, e estudos microestruturais relacionados às técnicas de metalografia.