Tamanho da fonte:
Análise das dificuldades dos formandos do curso técnico utilizando estatística multivariada
Última alteração: 2015-07-21
Resumo
O SECLEPT, Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica, é um importante evento que reúne os alunos do CEFET-MG que concluíram as disciplinas e o estágio profissional obrigatório. Ele possibilita ampla discussão sobre as dificuldades dos formandos relacionadas ao aprendizado na instituição e na empresa onde realizaram o estágio. Os relatórios gerados durante estes eventos são instrumentos valiosos para a busca da melhoria na qualidade do ensino tecnológico na instituição. Este trabalho proporciona uma interpretação das dificuldades relatadas pelos formandos de quatorze cursos técnicos do CEFET-MG, a partir da análise dos relatórios de treze seminários anuais. Utilizando a análise estatística multivariada para a seleção das dificuldades mais representativas e a análise de agrupamentos (cluster) foi possível estabelecer correlações entre o ensino ofertado pela instituição e a percepção do aluno da realidade do mundo do trabalho. Os resultados da análise de componentes principais mostraram predominância de três principais dificuldades relatadas pelos alunos da instituição em sua experiência no estágio: a falta de conhecimento prático e específico da área técnica, a dificuldade com programas de computadores e a adaptação ao ambiente de trabalho, no que se refere à comunicação e nas relações interpessoais. Nos relatos dos formandos dos cursos na área de edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica e química predominam as opiniões de que as práticas profissionais ensinadas na instituição não são adequadas à realidade das empresas.
Palavras-chave
Ensino tecnológico. Estatistica multivariada. Estágio profissional.