Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Procedimentos para o Processo de Calibração de Sensores Óticos
José Eduardo Gomes, Juliano Coelho Miranda, Jovane Antonio França

Última alteração: 2015-08-17

Resumo


Para a coleta de dados foi montado inicialmente um sensor reflexivo difuso que foi testado em diferentes superfícies com variações de altura e luminosidade, utilizando-se como instrumento de medição um osciloscópio de modo a se obter uma melhor precisão nas leituras dos valores de tensão e visualização dos resultados.

Em seguida foi montada uma tabela para cada superfície com as diferentes alturas e as tensões correspondentes, pela qual pode se obter um gráfico Altura x Tensão. Através disso obtivemos uma faixa na qual a altura do sensor não interfere na tensão, o que garante o melhor funcionamento do sensor. Concluímos que, para um melhor resultado, esse procedimento deve ser realizado para a calibração de cada sensor antes de sua utilização.

Dentre as superfícies, foi realizado teste no piso do CEFET, que é utilizado no Projeto Multidisciplinar na apresentação de um veículo seguidor de linha, constatou-se nessa superfície que o sensor não apresenta uma faixa de altura que garante seu melhor funcionamento, o principal motivo para isso é fato de o piso não ser branco e apresentar imperfeições, atrapalhando a reflexão da luz. As demais superfícies apresentaram bons resultados, dentre elas a plataforma de testes da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).


Palavras-chave


Automação. Robótica. Sensores Óticos.