Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Utilização de um Sistema de Realidade Virtual no Auxílio do Aprendizado no Ensino Técnico: Modelagem de uma Subestação de Energia Elétrica
Ailton Lopes Souza, Sérgio Ribeiro Silva, Douglas Rafael da Silva Fonseca, Mike Anderson Oliveira Diniz

Última alteração: 2015-08-17

Resumo


Existem dificuldades no processo de aprendizado e treinamento referentes à manutenção e operação de equipamentos e estruturas presentes no sistema elétrico. Entre estas dificuldades está o acesso aos equipamentos, devido ao custo elevado e segurança. Neste contexto, o uso de ferramentas tecnológicas para modelagem e simulação de um ambiente real no processo de aprendizado e treinamento é interessante. Essas ferramentas já são utilizadas em setores industriais e em áreas como a medicina, a engenharia, etc. O trabalho proposto visa desenvolver uma subestação virtual, a partir de um ambiente virtual 3D, modelando e simulando operação de uma subestação de energia (SE), através de uma Engine de jogos. O resultado preliminar da pesquisa é um programa denominado subestação virtual, cujo desenvolvimento é baseado no projeto eletromecânico de uma SE real e em dados obtidos via catálogo de fabricantes. Neste programa já foram modelados os equipamentos: disjuntores, seccionadoras, para-raios e transformadores de corrente, para uma SE de 145kV. Além disto, as operações de abertura e fechamento das chaves seccionadoras já foram implementadas, bem como as ligações elétricas, de acordo com as distâncias e aspectos construtivos da subestação. A subestação virtual desenvolvida apresenta excelente representação da subestação real, tanto visual quanto no seu funcionamento.

 


Palavras-chave


Subestação de energia. Realidade virtual. Engine de jogos.