Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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Avaliação contínua: buscando sua viabilização através da automação do processo
José Evaristo Rodrigues Costa, José Antônio Pinto, Mathaus Ferreira da Silva

Última alteração: 2015-08-04

Resumo


Um dos fatores que inviabilizam a avaliação de forma continua é o tempo para correção de provas pelo professor. Este profissional quando atua no Ensino Médio possui um encargo elevado de horas aulas e quando atua no Ensino Superior além de aulas age na gestão, pesquisa e extensão universitária. Buscar alternativas que minimizam os impactos na rotina deste profissional facilita a aceitação de mudanças nas atividades. A avaliação continua é considerada um dos melhores tipos de avaliação, pois avalia o aluno por inteiro, ou seja, a avaliação acontece ao longo de todo o período letivo e não só ao final de cada bimestre. Atualmente a correção de avaliação do tipo “fechada”, com a utilização de cartão de respostas tem resolvido o problema do gasto de tempo. Neste trabalho buscou-se dar um passo adiante na correção “automática” de provas. Com este trabalho foi desenvolvido um software de fácil utilização que possibilita aos professores a avaliação continua dos alunos, bem como a correção destas avaliações. Ao final da correção, o software poderá criar gráficos e dados estatísticos para que se possa acompanhar o desenvolvimento da turma ao longo do período, proporcionando ao professor uma nova alternativa para identificar as deficiências no aprendizado.

Palavras-chave


Automação de processos. Professor - Avaliação contínua.