Última alteração: 2015-08-17
Resumo
Esta pesquisa objetiva caracterizar como acontece a escolha de materiais didáticos de línguas previamente avaliados e depois disponibilizados por políticas públicas via PNLD. Pretende-se entender como têm acontecido essas escolhas de materiais didáticos, a que estratégias os professores recorrem neste momento, e como estabelecem critérios para essa escolha / avaliação. Servem de apoio as ideias sobre materiais didáticos defendidas por autores como Tomlinson (2006), Silva (2010, 2012, 2013), Batista (2009), dentre outros e pressupostos teóricos do Sistema de Avaliatividade com base sistêmico-funcional (Martin & White, 2005; Martin & Rose, 2007). Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, baseada em depoimentos (orais ou escritos) de docentes atuantes em escolas públicas. Esses depoimentos serão analisados com base em análise de conteúdo e com base em análise semântico-discursiva de base sistêmico-funcional (Martin & Rose, 2007). Com essa investigação, procura-se contribuir com as políticas públicas, fornecendo análises dos dados para entendimentos locais (ALLWRIGHT, 2006) das seleções de livros didáticos recomendados e, ainda mostrando a que docentes recorrem, como se comportam no momento de decisão com os pares, e como se posicionam frente a adoção de determinado livro didático. Essa pesquisa pode, também, subsidiar futuras praticas de formação docente no que se refere ao seu escopo: seleção de livros didáticos.