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O uso de livros didáticos de língua estrangeira por professores e alunos.
Última alteração: 2015-08-17
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o uso de livros didáticos de línguas estrangeiras em sala de aula em diferentes contextos. Para tanto, parte-se das ideias sobre materiais didáticos com base em autores como Tomlinson (2006), Silva (2010, 2012, 2013), Batista (2009), e outras pesquisas na área. Nesta investigação, pergunta-se como esses livros são usados por docentes e discentes, tendo em vista que esse material pedagógico tem importância política, econômica, cultural e pedagógica no ensinar e no aprender línguas (SILVA, 2012). Em termos metodológicos, tem-se uma pesquisa qualitativa, baseada em depoimentos (orais e ou escritos) de docentes e seus alunos de escolas particulares, públicas ou ainda em aulas particulares. Esses depoimentos deverão ser analisados de acordo com a proposta de análise semântico-discursiva de Martin & Rose (2007) de base sistêmico-funcional. Com essa investigação, procura-se contribuir com as políticas públicas, fornecendo análises dos dados para entendimento do uso de materiais didáticos recomendados e, ainda mostrando como professores e alunos fazem uso desse material distribuído e disponibilizado. Com relação aos contextos em que os materiais não são fornecidos via políticas públicas, a pesquisa pode contribuir para entendimentos locais (ALLWRIGHT, 2006), e contribuir com entendimentos globais a respeito da utilização de materiais didáticos. Também é pertinente analisar as diferenças e semelhanças de uso de livros didáticos em contextos de educação pública e de educação privada, sobretudo com vistas a subsidiar futuras praticas de formação docente no que se refere ao tema ‘materiais didáticos de línguas estrangeiras’.
Palavras-chave
Livros didáticos. Língua Estrangeira. Uso.