Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Análise de necessidades de professores de inglês para a abordagem de ensino e aprendizagem via gêneros discursivos
Renato Caixeta da Silva, Renata Beatriz Estanislau

Última alteração: 2015-08-17

Resumo


Esta pesquisa coletou informações sobre o que professores julgam necessário conhecer em termos de teoria, metodologia, e prática para promoverem ensino e aprendizagem de língua inglesa via abordagem baseada em gêneros discursivos no CEFET-MG. Esta investigação enquadra-se na área de Linguística Aplicada, envolvendo ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente a formação docente. A proposta pode ser justificada pela necessidade de pesquisas e ações voltadas para a formação continuada de docentes da Instituição envolvendo diversos aspectos relativos ao conhecimento da proposta pedagógica, conhecimento teórico e metodológico de base, conhecimento e compartilhamento de trabalhos e experiências de aplicação. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de informações usou-se depoimentos de professores que foram coletados via questionários. A partir das respostas nestes instrumentos, os dizeres dos docentes são analisados. Os dados revelam a necessidade de trabalho compartilhado, de conhecimento teóricos sobre gêneros e outros conceitos relacionados também `a prática pedagógica. A investigação permite compreender as dificuldades e necessidades reais de professores de inglês atualmente atuando no CEFET-MG, e que essas informações coletadas podem servir de base para um projeto já em andamento de formação continuada destinada aos docentes atuantes na Coordenação de Línguas Estrangeiras da Instituição.

Palavras-chave


Formação docente continuada. Língua inglesa. Análise de necessidades.