Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Elaboração de um material didático para ser utilizado nas aulas de química experimental.
Glenda Aparecida Carvalho, Isabela Maia de Carvalho

Última alteração: 2015-08-04

Resumo


A química pode ser considerada como a ciência central no entendimento da revolução científica em andamento. Seu conhecimento é de grande importância para a leitura do mundo natural e para a compreensão das novas tecnologias. Porém, seu estudo pode se tornar de difícil entendimento para os alunos, abstrata e de punho memorizador. Uma estratégia para estimular e incentivá-los é associar a teoria e a prática, proporcionando a construção do conhecimento, o questionamento e a proposta de hipótese para os fatos observados. Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um material didático para o uso no laboratório de química do CEFET-MG Unidade Contagem. A primeira etapa consistiu em ler e selecionar experimentos descritos na literatura que se aplicassem aos temas abordados no ensino médio. Foi organizado um acervo com os experimentos pesquisados. Na segunda etapa, os experimentos selecionados foram testados e adaptados ao laboratório utilizados pelos professores e alunos, uma vez que a maioria dos experimentos disponíveis usam materiais e reagentes alternativos. A última etapa foi a elaboração da apostila com os experimentos selecionados e testados.


Palavras-chave


Química experimental. Ensino. Educação.